segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As 5 maiores empresas de beleza no Brasil

Assim como o varejo da moda, outro setor estritamente ligado a ele também cresce a todo vapor, o varejo da beleza. É a força da mulher no mercado, seja no de trabalho, seja no de compra. Ainda tem espaço para todos, mais a troca de posições e a chegada de novidades é certa, e nessa corrida quem não inovar e diversificar corre o risco de ficar para trás, para sempre.


1. Natura Depois de sofrer as dores do crescimento no ano passado, quando teve problemas com seu novo sistema de informação, a Natura acelerou o ritmo em 2012. No segundo trimestre, as vendas líquidas da empresa avançaram 12,5%, chegando a 1,6 bilhão de reais. O lucro líquido da empresa foi de 215 milhões de reais, um aumento de 14,3% sobre o mesmo período do ano passado. Entre as empresas que dominam o mercado de beleza no Brasil, a Natura conseguiu engordar sua participação no topo da lista, ainda que de maneira tímida. Em 2007, a companhia detinha 13,4% do mercado. Em 2011, esse percentual subiu para 14,5%.

2. Unilever A gigante global de bens de consumo é dona de marcas familiares aos brasileiros, como Axe e Dove. A linha Seda, por exemplo, liderou a venda de shampoos no país no ano passado. O lançamento da TRESemmé por aqui também mereceu destaque por parte dos executivos na última teleconferência de resultados da empresa: a comercialização de produtos da marca deverá passar de 100 milhões de euros no seu primeiro ano de operação no país. Olhando pelo retrovisor, a posição da Unilever no mercado de higiene e beleza registrou um ligeiro avanço nos últimos cinco anos, passando de 10,4% para 10,7%.

3. Avon O Brasil responde pela maior parte dos resultados da americana Avon. Mas a companhia vem enfrentando dificuldades para manter o fôlego de outrora por aqui. No segundo trimestre do ano, as vendas caíram 19% no país. Com resultado, o lucro líquido da empresa mergulhou 70%, chegando a 61,6 milhões de dólares. Em comunicado a empresa atribuiu o resultado ao declínio no número de revendedoras, além da desaceleração da demanda e aumento da concorrência. De 2007 para cá, a participação de mercado da Avon foi a única que encolheu, indo de 9,1% para 8,8%.

4- P&G A escalda da P&G foi um pouco mais vigorosa no ranking das grandes empresas de beleza que atuam no país. Em 2007, o percentual era de 7,2%. Em 2011, passou para 8,3%. Fazem parte do portfólio da empresa marcas como Wella, Pantene e Olay. No quarto trimestre fiscal terminado em agosto, a companhia divulgou que a linha de cuidados para o cabelo cresceu 20% no país, puxada por Head & Shoulders e pelo lançamento da nova linha Wella Pro Series.

5. Grupo Boticário Fechando a lista das cinco grande, o Grupo Boticário registrou a maior expansão entre os concorrentes, pulando de uma fatia de 6% há cinco anos para 8,2% do mercado em 2011. Em relatório, a Euromonitor destaca que a empresa fez importantes investimentos em produção e novos canais de distribuição. Como resultado, a expansão no ano passado bateu a casa dos dois dígitos. Hoje, a empresa conta com as marcas O Boticário, Eudora, Skingen (cuidados com a pele) e a recém-lançada quem disse, berenice? (maquiagem).

 Fonte: Exame

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