
De tempos em tempos o mundo troca de pele, se reinventa, se transforma, se adapta. E caminhando de mãos dadas com essas mundanças e tendências, o marketing se mantém sempre atual, buscando captar o "sentimento do momento", transmitindo aquilo que as pessoas pensam, aquilo que o mundo vê hoje, agora. Para isso olha pra trás, pra baixo, pra cima, para os lados e sempre pra frente. Nunca esquecendo de ontem, mas também apertando os olhos para enxergar o amanhã.
Na minha visão o importante do marketing é captar a essência, "get the right feeling of it", de um anseio geral, mundial, descendo vários níveis entrepostos até os menores locais. Porque no geral todo ser humano quer a mesma coisa... paz, amor, felicidade, bem-estar, sucesso e tudo aquilo que todo aniversário, natal ou ano novo conhecidos e desconhecidos nos desejam.
Então as marcas e seu marketing implicitamente DEVEM trasnmitir ao menos um desses anseios gerais, valendo a velha máxima de quanto mais melhor. Mais isso não basta, isso todos minimamente profissionais já fazem. Aí penso que vem a grande diferença do marketing de sucesso do marketing regular, que vemos em toda esquina.
O Marketing muito bem sucedido consegue descer a níveis extremamente próximos de anseios pessoais, vontades individuais de cada cidadão, permeado por seu contexto e até certo ponto delimitado por sua cultura geral-nacional.Nesse ponto, acredito que advém a grande revolução que está produzindo o e-marketing, marketing digital ou como queiram chamar.
Está possibilitando e tornando tão mais fácil as empresas, pelo menos as que não são míopes e conseguem perceber o poder e vislumbrar a expansão da capacidade que lhe dá, de entrar cada vez mais na vida de cada cliente, consumidor e cidadão. Atingir, detectar e entender suas visões de mundo, seus sonhos e seus desejos mais íntimos. Baseada nas redes sociais, o marketing virtual se torna também fonte de imensúralvel valor para pesquisa de gostos, tendências, anseios e tudo mais que convém para que se faça um bom marketing. São como baús de tesouro, só que públicos, democráticos, que estão ali na internet, espalhadas, à deriva, para todos nós, de marketeiros e publicitários profissionais a estudantes, donas de casa, curiosos e entusiastas...
Propagandista nenhum hoje em dia pode desculpar-se de uma campanha de marketing fracassada, porque a não ser que a própria empresa (e seu produto/serviço) em questão se envolva em escândalos ou falcatruas, ele dispões de toda informação desejável e indesejável para adequar o produto/serviço a demanda do cliente em uma análise de mercado em vários níveis do Doutor X até a Mariazinha...
Twitter, facebook, orkut, linked in, tumblr, Zooppa... Não importa qual a ferramenta, todas elas são importantes fontes de informações...para empresas e para pessoas, pois se encontra de tudo de histórias de vida à gênios amadores do marketing e publicidade. É só saber onde procurar!
ps. "PEOPLE-POWERED BRAND ENERGY" Pra quem não conhece o Zooppa.com.br é um site mundial de publicidade colaborativa, ou numa linguagem anglo-saxonicamente requitanda "crowdsourcing advertising" onde o público participa diretamente do processo de criação de peças publicitárias, com as melhores artes concorrendo a prêmios oferecidos por diversas empresas. E como prega o próprio site, com o surgimento da crowdsourcing advertising, qualquer um pode liberar seu lado publicitário. Sensacional, recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário